Biografia - Ribeiro Filho


BIOGRAFIA DO PROFESSOR ANTÔNIO JOSÉ RIBEIRO FILHO


Nasceu em Onça de Pitangui, Minas Gerais, em 20 de Julho de 1917. É filho de Antônio José Ribeiro e Maria Xavier Lopes.
Cursou Primário em sua terra natal, transferiu-se para a cidade de Pará de Minas - MG onde estudou em regime de internato no Ginásio Municipal São Geraldo.
Em 1937 mudou-se para Belo Horizonte quando fez o Pré-Jurídico na Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais. 
Devido a carência financeira vivenciada por sua família naquele tempo, Antônio José Ribeiro Filho trabalhou para custear os estudos, bem como sua manutenção.
Trabalhando como fiscal do IAPETEC que posteriormente passou a se chamar INAMPS, foi nomeado por concurso público, somou fundos para custear seus estudos no Curso Superior, vindo a bacharelar-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais em 30 de Novembro de 1943.
Mudou-se para Pitangui-MG onde passou a advogar, constituindo uma grande clientela. Na mesma época, atuou também na área Cível, Criminal, Comercial e Trabalhista nas comarcas de Pará de Minas-MG, Pompeu-MG, Bom Despacho e em Belo Horizonte.
Em 23 de Dezembro casou-se com a Sra. Dalca Moura Ribeiro advindo-lhes da união os filhos, Ricardo, Maria das Graças e Ivan. Foi então vereador na cidade de Pitangui durante 04 anos.
Dedicou-se totalmente à educação, sendo Professor na Escola Normal Oficial de Pitangui nas disciplinas de Sociologia Educacional, História e Filosofia da Educação. 
Depois de exercer várias funções em Pitangui-MG, transferiu-se juntamente com a família para Belo Horizonte em 1961, vindo a ocupar diversos cargos administrativos educacionais na Secretaria de Estado da Educação onde permaneceu por mais tempo na direção do Departamento do Ensino Primário.
Ao retornar ao Magistério, assumiu as cadeiras de Estudos Sociais Brasileiros, Sociologia Educacional e Filosofia da Educação do curso noturno do Instituto de Educação de Minas Gerais. 
Em sua carreira fez vários cursos de aperfeiçoamento na área do magistério. 
O Prof. Antônio José Ribeiro Filho veio a falecer no dia 20/06/1978, sendo sepultado no Cemitério Parque da Colina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.